06 abril 2012

Um pouco sobre nossos baluartes

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O Shalom é uma vocação com sua espiritualidade própria, com características específicas, que recebe muita influência da vocação franciscana.

Ao avaliarmos a ação de S. Francisco na Igreja, vemos que ela foi muito forte. No momento em que a Igreja vivia uma etapa difícil em sua caminhada, o Senhor fez surgir um homem como S. Francisco, com uma missão muito especial, como uma testemunha viva do amor de Deus para a sua Igreja. Para se ter uma idéia, já fazem aproximadamente 800 anos que S. Francisco viveu na Igreja e ainda hoje ele exerce uma influência muito forte dentro dela.

Essa mesma influência nós trazemos dentro da nossa espiritualidade, quando, por exemplo, no começo da nossa caminhada na fé, ainda nos grupos de oração de jovens, nós fomos conduzidos pelo Espírito a ler livros da vida de S. Francisco e tudo aquilo foi falando muito de perto ao nosso coração no mesmo apelo que S. Francisco tinha de se consagrar inteiramente a Deus, de se entregar inteiramente a Ele, de ter uma relação íntima no louvor, no despojamento.

Assim Deus começou a gerar em nós uma vocação própria, com características que agiram na vocação de S.Francisco, na missão específica que Francisco tinha no mundo. Então, seguindo mais ou menos essa história e de maneira especial ao livro "Irmão de Assis" do Frei Inácio Larrañaga, que despertou em nós a atenção para os ensinos e para o seu testemunho no meio do mundo e no meio da Igreja, assim podemos dizer que trazemos uma semente de S. Francisco dentro do nosso coração como vocação, como comunidade.




SANTA TEREZA D'AVILA


» Amor Esponsal

Em toda a história da Comunidade Shalom, Santa Teresa D’Ávila, assim como São Francisco de Assis, foram exemplos de firmeza, perseverança, doação e de um profundo Amor Esponsal por Jesus Cristo.
Na comunidade, a espiritualidade do Amor Esponsal é fomentada pelo estudo de suas vidas, buscando através deles vivenciar, dentro de nossa vocação, o amor que ardia em seus corações.
Santa Teresa foi um dos caminhos que o Senhor nos deu a seguir. Com ela aprendemos que o caminho de oração, de intimidade com o Senhor, de união íntima com o Amado, é caminho também para nossas almas. Por isto que nós, que temos a vocação Shalom, temos que ter a plena convicção de esta é uma vocação que é fundamentada na oração. É ai que está a fonte para o desabrochar e o amadurecer deste Amor Esponsal.

» Pobreza

A obediência é a fonte de pobreza, como firma Santa Teresa D’Ávila: “Ela é um autêntico caminho de perfeição”. Na obediência aos que tem autoridade sobre nós encontraremos a porta para a humildade, o desapego e a pobreza em todos os seus aspectos.
Santa Teresa nos diz que precisamos do poder de Jesus para dar a vitória Àquele que verdadeiramente nos pode fazer felizes, para que possamos chamar de prazer, conforto, descanso ao que verdadeiramente o é.
(Trechos retirados do livro "Escritos – Comunidade Católica Shalom"
Edições Shalom, 2006)

1 comentários:

  1. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os baluartes da nossa Comunidade.
    Ivan Nascimento

    ResponderExcluir