19 abril 2012

O grande mal do sexo antes do casamento

- Se o Amor físico fosse da ordem da técnica, uma experiência preliminar seria imprescindível. Mas não é nada disso: o sucesso sexual depende em primeiro lugar da qualidade do amor e da relação. É urgente aprender a amar, e não a "fazer amor". Longe de preparar o amor enquanto dom, as relações sexuais antes do casamento pelo contrário são fontes de ferida para um e para o outro.

É preciso muito cuidado com a intimidade acolhida ainda que não esteja intencionada a interesses sexuais, os carinhos sensuais precipitam a evolução da relação porque criam muito rapidamente uma exigência de vida em comum. É então muito mais difícil pôr em questão a sua possibilidade e, eventualmente interromper a evolução instintiva dos afetos. Caindo no erro, a vida sexual esconderá, no casal, a expressão da ternura e a construção da comunicação: a linguagem dos corpos substitui muito depressa o diálogo em profundidade. Como ainda não há compromisso, pode-se também experimentar a angústia e a vida descartável de se dar a alguém que não nos acolhe na totalidade ou que não estaria em condições de assumir a vinda de um eventual filho.

Por outro lado, não ter relações sexuais antes do casamento fortifica a castidade. A castidade, que manifesta o sentido profundo que tenho da minha dignidade, é igualmente um respeito pelo outro, na sua diferença e no seu direito a ser ele mesmo; é uma renúncia a toda idéia de poder sobre o outro e a aceitação do seu consentimento necessário. A castidade é também transparência, permitindo ao corpo ser sinal não equívoco, mas puro do amor.

Ela é, enfim, uma reserva para realizar a totalidade do dom: a mulher dada totalmente ao seu marido é casta. O jovem que se reserva para aquela a quem dará tudo, é casto. A virgindade já não é, de fato, um valor muito cotado. No entanto, é o que muitos quereriam possuir no dia em que fazem a descoberta do "grande amor", do "amor da sua vida". A castidade é, verdadeiramente, o entusiasmo de um amor que se quer dar totalmente no respeito profundo do outro.

Por isso, ela é, e permanecerá sempre uma virtude moderna


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Comunidade Emmanuel - França
Revista Shalom Maná

1 comentários:

  1. Amém!!! Quero testemunhar que a castidade durante o namoro é e sempre será um pilar fundamental para um matrimônio duradouro. Pois é durante a castidade é que vc percebe Deus o conduzindo para um matrimônio santo e como falei, duradouro.Esse é uns dos caminhos para santidade.

    Att: Ivan Nascimento

    ResponderExcluir