29 outubro 2013

“Seja feliz, assim como eu o sou!” – Chiara Luce, um testemunho de vida que vale a pena conhecer

Hoje, 29 de outubro, a Igreja celebra a memória da beata Chiara Badano, ou Chiara “Luce”, como ficou conhecida por conta de seu sacrifício ofertado a Deus. Confira a seguir testemunho de Letícia Frota sobre a intercessão de Chiara e saiba mais sobre a vida da beata aqui.

Amor incondicional a Cristo… alegria plena que brota da cruz e da ressurreição; na dor e no amor…

foto(1)Foram essas umas algumas das características de Chiara Luce que me chamaram atenção, ao conhecer sua vida. Antes de ler algo sobre ela, providencialmente, tive uma forte experiência com essa jovem beata que, em tudo, desejou fazer a vontade de Deus e soube corresponder ao Seu amor intensamente, mesmo sendo tão jovem e em um curto tempo de vida.

Partilho com vocês como se deu minha experiência: Era uma segunda-feira, após um dia de trabalho e compromissos. Ao chegar em casa, fui fazer minha oração de antes de dormir e, enquanto rezava, foi sendo gerado em meu coração um grande desejo de pesquisar e ler algo sobre a vida de Chiara Luce, mesmo sem que ninguém tivesse me falado algo sobre ela antes e sem conhecer seu testemunho de vida. Assim que concluí minha oração, uma amiga me ligou dizendo que havia sonhado com Santa Teresinha do Menino Jesus e que tinha se lembrado de mim, pelo fato de ser uma santa de minha devoção, com a qual tenho fortes experiências através de sua presença em minha vida, de maneira constante.

Com isso, acabei não fazendo a pesquisa sobre a vida de Chiara Luce e fui dormir pedindo a Jesus que me desse a graça de sonhar com Santa Teresinha do Menino Jesus, mesmo sendo indigna disso. Fui surpreendida ao acordar, quando percebi que meu pedido havia sido atendido, não da maneira que eu quis e pedi, mas hoje acredito que foi da maneira que o próprio Deus desejou, quando me deu a graça de sonhar com Chiara Luce. E não era um sonho qualquer… Sonhei com Chiara que apresentava-me toda a sua vida, me levando à lugares por onde ela passou, me apresentando sua casa, seus familiares, sempre sorridente, sempre feliz, demonstrando a alegria de viver, a alegria de fazer tudo por amor a Jesus.

Seis dias depois, enquanto participava de um Congresso de Jovens da Comunidadefoto Shalom, recebi uma foto de Chiara Luce com uma pétala de rosa vinda da casa da beata. Para mim, ficava bem clara a providência de Deus, a presença e a intercessão de Chiara Luce nesse tempo em que levava comigo muitos questionamentos acerca da minha vocação, e egoisticamente, pensava em tomar decisões pautadas na minha vontade, no meu comodismo e no medo de abandonar-me e confiar-me inteiramente a Deus e à Sua santa vontade.

Acordei com o coração inflamado, com um profundo desejo de santidade, com um profundo desejo de viver aquilo para o qual Deus me criou, com um profundo desejo de, livremente, com alegria, ofertar a minha vida, a minha juventude, por amor. Posso afirmar que foi iniciado um novo tempo em minha vida a partir daquele momento… Um novo coração, um novo amor, um novo fervor…

Logo, no mesmo dia, lembrei-me do livro “25 minutos – A vida de Chiara Luce Badano”, que recebi por ocasião da JMJ Rio 2013, mas que ainda não havia lido, e comecei a ler. Ainda no início da leitura, fui surpreendida ao perceber que tudo que lia naquelas páginas, era o mesmo que havia sonhado um dia anterior. Quis Deus que, através do testemunho da jovem Chiara, meu coração fosse reinflamado de amor, as minhas forças fossem revigoradas, o meu desejo de ofertar a minha vida fosse renovado. Com o coração a pulsar fortemente, esquecendo os meus planos e desejos pessoais para abraçar os planos e desejos do Pai, minha oração, assim como a de Chiara, a partir de então, se resumia em: “Jesus, se Tu queres, eu também quero!”

A jovem beata Chiara Luce Badano veio ao mundo para mostrar a todos e, principalmente a nós, jovens, que a santidade é necessária também hoje, e que é algo possível, realizável, atingível.

As suas últimas palavras revelam a alegria que brota de um coração que acredita no amor: “Seja feliz, assim como eu o sou!”.

“Os jovens tem uma única vida e vale a pena usá-la bem!” Hoje celebramos o nascimento de Chiara Luce. Que tal pedirmos a sua intercessão para que possamos usar bem, esse grade dom que Deus nos dá, que é a própria vida? Que, pela intercessão da beata Chiara Luce, nós possamos caminhar alegremente, ofertando as nossas vidas por Jesus, com Jesus, livremente e por amor.

Beata Chiara Luce Badano, intercedei por nós!

Letícia Frota
Postulante da Comunidade de Aliança Shalom


0 comentários:

Postar um comentário